A Ilha do Ar é uma famosa rampa de voo livre localizada no município de Santo Antônio da Alegria, no estado de São Paulo, Brasil. Essa deslumbrante rampa atrai praticantes de voo livre de todo o país em busca de desafios emocionantes e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A Associação Ilha do Ar promove e incentiva a prática do voo livre em Santo Antônio da Alegria, ao mesmo tempo em que preserva a Serra da Laginha e fomenta o turismo na região. O grupo é composto por pilotos apaixonados pela natureza, que se dedicam a manter a rampa de voo em excelentes condições para receber visitantes com segurança e conforto. Além disso, estão engajados em projetos filantrópicos que beneficiam a comunidade local, mostrando o comprometimento da Associação com o bem-estar da região como um todo. HistóriaO voo livre nesta região do interior paulista teve início em meados de 1985, quando um grupo de jovens de Jaboticabal, apaixonados por esportes de aventura, conheceu o parapente e começou a estudar o esporte e a encontrar uma forma de praticá-lo na região. Para praticar o esporte, seria preciso uma montanha com condições de decolagem, e assim começou uma jornada em busca dessas montanhas. A primeira montanha em condições de voar foi em Cássia dos Coqueiros, onde os pilotos deram o nome de Anteninha à rampa. Vários voos foram realizados no local e, de certa forma, o voo livre estava implantado na região. No entanto, a rampa da Anteninha tinha seu quadrante de decolagem virado para Leste/Sudeste, o que limitava muito os pilotos a ter apenas um quadrante para decolar, e muitos dias de voo eram perdidos quando o vento mudava de direção. Dessa forma, os jovens continuaram a procurar novas montanhas que pudessem ter maiores chances de voo com mais quadrantes de decolagem.
Por coincidências da vida, esses pilotos acabaram encontrando um jovem de Montes Claros que havia se mudado para Ribeirão Preto e era instrutor de voo. Ele se juntou aos demais pilotos para fortalecer e desenvolver o esporte na região. Depois de muitas andanças e trabalho duro, chegaram a Santo Antônio da Alegria, que apresentava uma montanha com a característica que eles buscavam. Olhando de baixo, a montanha parecia perfeita, mas era preciso subir até o topo para avaliar de cima, o que foi feito. Ao chegar sobre a Serra da Laginha, nome que os munícipes deram à montanha, os pilotos ficaram maravilhados e com a certeza de que haviam encontrado um paraíso para a prática do voo livre. A montanha apresentava decolagens para todos os quadrantes e ficava isolada no centro de um vale, como se fosse uma ilha, e assim a batizaram de "Ilha do Ar". O primeiro voo de parapente na Ilha do Ar foi realizado na decolagem Leste pelos pilotos Durigan, Fred e Renato. Com um instrutor no grupo morando em Ribeirão Preto, houve toda uma ação de apresentação do esporte, e vários interessados em aprender a voar apareceram. Uma turma de alunos de Ribeirão foi iniciada e formada, criando assim a segunda geração de pilotos da Ilha do Ar. Naquela época e durante muitos anos, voar na Ilha do Ar era bem difícil, pois o local era inóspito e somente carros traçados conseguiam subir. Assim, mesmo tendo todo aquele potencial, os pilotos ainda voavam em outras rampas mais práticas. Com o passar dos anos, pequenas melhorias na estrada foram acontecendo, e com isso o pessoal começou a se firmar e definir a Ilha do Ar como a base do voo na região. A Escola de Voo de Ribeirão formou mais duas ou três turmas antes de encerrar as atividades. Em seguida, um outro instrutor vindo do litoral chegou à região e se baseou em Batatais, formando uma grande turma de pilotos e criando a terceira geração de pilotos da Ilha do Ar. A partir daí, o esporte foi crescendo, com alguns pilotos tornando-se instrutores e formando cada vez mais pilotos de diversas regiões, incluindo Itamogi, Franca, São Sebastião do Paraíso, Passos, Cajuru, São Paulo e Arceburgo. Com o aumento da comunidade de pilotos, houve a necessidade de uma organização formal, resultando na criação da Associação de Voo Livre Ilha do Ar. O que é voo livre? O voo livre é um esporte em que o piloto utiliza os contrastes de temperatura do vento, para realizar voos não motorizados. A categoria inclui asa-delta e parapente (paraglider). O esporte chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac chamou a atenção ao decolar com uma asa-delta do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Em 1975, aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre, e já há campeonatos mundiais desde 1976. Tudo o que viajantes de primeira viagem precisam saber sobre o esporte O voo é livre, mas não é por isso que não deve ser seguro. Entre os equipamentos de segurança, além do capacete, estão rádio, aparelho de GPS (que serve como mapa, mede a velocidade do vento e indica sua direção) e variômetro que mede a velocidade vertical (que mostra quantos metros por segundo o piloto sobe ou desce. O piloto deve estar de olho no tempo antes e durante o voo – chuva está fora de cogitação. Para decolar, ele pode fazer um “voo de lift”, quando o vento bate na encosta da montanha e mantém o equipamento no ar. Já o voo de térmicas rola com bolhas de ar quente geradas pelo contato do sol com o chão. Essas bolhas, por serem menos densas que o ar ao redor, permitem que as asas e parapentes subam. Para se aventurar pelo céu brasileiro, não há muitos pré-requisitos. Baixinhos e gordinhos, por exemplo, podem voar sem medo. De acordo com instrutores, basta ser maior de 18 anos e não sofrer de nenhuma doença cardíaca – como o esporte injeta adrenalina no sangue, cardíacos podem não aguentar o tranco. Um voo pode alcançar cerca de 3 mil metros de altitude e tem duração variada: se houver muitas térmicas, o voo tende a ser mais demorado. Paraquedismo é outra modalidade das alturas. Pilotos de voo livre fazem pouso e decolagem. Já o paraquedista usa uma plataforma, salta em queda livre e abre seu paraquedas. Qual a diferença entre Asa Delta e Parapente? Os dois esportes consistem no voo livre, mas existem algumas diferenças entre eles, principalmente, em relação às suas estruturas. A Asa Delta é um tipo de aeronave que possui uma estrutura rígida composta por tubos de alumínio ou fibra de carbono e tecido sintético que formam a asa. Essa estrutura cria um perfil aerodinâmico que possibilita sua sustentação no ar, permitindo planeio e velocidades maiores, mas necessitando de áreas específicas de decolagem com rampas e pousos mais espaçosos. Já o Parapente é composto por tecidos e linhas que, quando inflados na decolagem, criam o perfil aerodinâmico que vai gerar sustentação em voo. Sua liberdade vai muito além da sensação de voar: o equipamento é transportado em uma mochila e é possível decolar de qualquer local com desnível apropriado e vento liso de frente. Tanto a Asa Delta, quanto o Parapente são aeronaves não motorizadas que permitem aos pilotos voar por muitas horas, surfando no vento e nas correntes de ar quente. Qual a diferença entre Parapente e Paraglider? Nenhuma. É o mesmo esporte, chamado de duas maneiras diferentes: Parapente é o nome criado na França, onde surgiu a prática, e Paraglider é o nome utilizado nos países de língua inglesa. Você pode chamar como preferir! Por quantas horas um piloto pode voar? Como ele permanece no ar sem motor? Por não depender de nenhum tipo de propulsão, é possível voar durante várias horas seguidas. O tempo de duração varia de acordo com as condições atmosféricas, experiência e resistência do piloto, que pode se manter no ar com o auxílio do vento e de bolhas de ar ascendente, que são chamadas de térmicas. O voo livre é seguro? O voo de Asa delta ou Parapente (também conhecido como Paraglider) é um esporte radical praticado individualmente ou em voos duplos. Por isso, a segurança é responsabilidade do piloto. Além de respeitar as normas de segurança, é fundamental o piloto saber seu nível de habilidade. Quanto maiores a experiência de voo, o conhecimento teórico e o respeito à condição atmosférica, maior o nível de segurança para a prática do esporte. Site Ilha do Ar https://sites.google.com/view/ilhadoar
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